Uma Joia da Gastronomia Portuguesa
O país possui uma vasta gama de pratos típicos, entre os quais se destacam os mais tradicionais: Bacalhau, Arroz de Pato, Pastel de Nata, Queijo Serra da Estrela, Francesinha e o renomado Vinho do Porto.
O pastel de nata é uma popular especialidade da confeitaria portuguesa, com raízes na doçaria conventual. Criado pelos monges do Mosteiro dos Jerónimos em Belém, os pastéis de nata eram vendidos como uma forma de subsistência. Naquela época, Belém e Lisboa eram localidades distintas, conectadas por barcos a vapor. A presença do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém atraía inúmeros turistas, contribuindo para a popularização dos pastéis de Belém.
Após a revolução liberal de 1820, o mosteiro foi fechado em 1834. O pasteleiro do convento vendeu a receita ao empresário português vindo do Brasil, Domingos Rafael Alves, cuja família ainda detém a receita até hoje.
Inicialmente, os pastéis foram comercializados em uma refinaria de açúcar próxima ao Mosteiro dos Jerónimos. Em 1837, foi inaugurada uma pastelaria num anexo da refinaria, chamada “A Antiga Confeitaria de Belém”. Tanto a receita original quanto o nome “Pastéis de Belém” estão patenteados.