mikve-1-1-924x616

Coimbra espera abrir ao público banhos judaicos ainda este ano

Coimbra planeja abrir ao público os banhos judaicos ainda este ano;

A Câmara de Coimbra está empenhada em abrir ao público os banhos de purificação judaicos ainda este ano, tendo contratado a empresa Byar para realizar o projeto de musealização desse espaço histórico, anunciou hoje o município.

Segundo fonte oficial da Câmara, os serviços municipais estão a trabalhar intensamente para que a abertura do ‘Mikveh’ ocorra até o final de 2024. A Byar, especializada em musealização e tecnologia audiovisual, foi selecionada para conceber e produzir o projeto, num processo que inclui consulta prévia e envolve um investimento aproximado de 60 mil euros, com um prazo de execução de quase cinco meses.

Localizado na rua Visconde da Luz, na Baixa de Coimbra, o ‘Mikveh’ foi descoberto em novembro de 2013 numa cave de um edifício adquirido pela Câmara em 2021. O complexo inclui antessala, sala de tanque e sala de mina, inserido numa gruta calcária na área da antiga Judiaria Velha da cidade.

Além da musealização, a intervenção prevê também a limpeza, conservação e restauro dos banhos judaicos, essenciais para garantir a sua acessibilidade ao público. Este projeto conta com o apoio do programa ProMuseus’23, visando enriquecer a interpretação histórica do local através de informação e tecnologia avançadas.

A gestão dos banhos judaicos será da responsabilidade da Divisão de Museologia da Câmara, com colaboração da Divisão de Turismo na estruturação e promoção deste novo produto turístico da cidade.