Para comparar a inflação em Portugal com a dos outros países da zona euro, utiliza-se o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC). Em maio, o IHPC português teve uma variação homóloga de 3,8%, um aumento de 1,5 pontos percentuais em relação ao mês anterior e 1,2 pontos percentuais acima da estimativa do Eurostat para a zona euro (em abril, a taxa em Portugal era 0,1 pontos percentuais inferior à da zona euro).
Com isso, Portugal registou a terceira maior inflação entre os países da zona euro em maio, ficando atrás apenas da Bélgica (4,9%) e da Croácia (4,3%). Vale lembrar que a inflação no nosso país já esteve entre as mais baixas da Europa e, em abril, foi inferior à média da zona euro.
“Excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal alcançou uma variação homóloga de 3,6% em maio (2,1% em abril), superando a taxa correspondente para a zona euro, estimada em 2,9%”.
Em termos de variação mensal, o IHPC português registou uma variação de 1,0% (1,1% no mês anterior e -0,4% em maio de 2023), e uma variação média dos últimos doze meses de 3,3% (3,5% no mês anterior).