6

Quinta das Lágrimas e dos Amores

A Quinta das Lágrimas, situada na margem esquerda do sereno Mondego, em Santa Clara, na cidade encantada de Coimbra, é um tesouro do distrito homônimo em Portugal.

Esta vasta propriedade, estendendo-se por 18,3 hectares, circunda um palácio do século XIX, agora transformado em um luxuoso hotel. Seus jardins são um santuário de memórias que se entrelaçam desde o século XIV, presentes nas edificações, nas árvores majestosas, nas lendas populares e na rica história que permeia o lugar.

É nestes jardins que repousam a Fonte dos Amores e a Fonte das Lágrimas. A quinta e essas fontes lendárias são célebres como o palco dos amores proibidos entre o príncipe D. Pedro, futuro Pedro I de Portugal, e a nobre D. Inês de Castro, uma história trágica que inspirou inúmeras obras de arte ao longo dos séculos.

A Quinta das Lágrimas, classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1977, é um espaço onde a natureza e a história se fundem, criando um ambiente onde o tempo parece suspenso, eternamente evocando os sussurros de um amor eterno.